INFORMAÇÕES GERAIS
Peça musicada integralmente por Francisca Gonzaga, Chiquinha Gonzaga, (1847-1935)
Autoria do libreto: Palhares Ribeiro
Títulos e grafias: A CORTE NA ROÇA
Data da composição: 1884
Estreia: 1885
IMPRENSA
Sobre a estreia de A Corte na Roça, em 1885
Opereta “A corte na roça” recebe críticas negativas, mas a música de Chiquinha Gonzaga é elogiada em 1885
Pela primeira vez uma mulher compõe para teatro: estreia A corte na roça, música de Chiquinha Gonzaga em 1885
NOTA POR EDINHA DINIZ, 2014
Partitura de estreia da compositora no teatro, A Corte na Roça marca a carreira da maestrina, a quem um jornalista chamou de maestra, dizendo não saber se era lícito afeminar esse termo. O pioneirismo fez Chiquinha Gonzaga escandalizar até a língua portuguesa. Há anos desejando musicar um libreto, a compositora encontrou um parceiro no iniciante Palhares Ribeiro. A opereta foi entregue para ensaios à empresa do Teatro Príncipe Imperial, onde estreou em 17 de janeiro de 1885.
O enredo tratava de costumes do interior do país e teve o texto censurado pela polícia, que alterou versos como estes: “Já não há nenhum escravo / Na fazenda do sinhô / Tudo é bolicionista / Até mesmo o imperadô”. A palavra imperadô foi substituída por seu dotô. Nos ensaios, um delegado ameaçou cortar a dança final, ponto forte da peça. A imprensa quis ver na ação da polícia, na má vontade do pessoal da companhia e na indiferença do grande público uma conspiração contra a compositora pela novidade de a opereta ser escrita por uma mulher, coisa rara na história da música. O fato é que ali Chiquinha Gonzaga começava uma carreira de maestrina na qual completaria jubileu artístico.
PARTITURAS
1884: Manuscrito; Acervo de Música do Instituto Moreira Salles
♫ PARTES; flauta; clarinetes; trompetes; trombone e oficleide; bateria; violino 1; violino 2; viola; cello e contrabaixo.
1884: Manuscrito; PRELÚDIO; Acervo de Música do Instituto Moreira Salles
♫ ORQUESTRA; flauta, violino, clarinete Bb, cello, contrabaixo, piano
2015: Edição Acervo Digital Chiquinha Gonzaga
♫ ORQUESTRA; 8 músicas