Coleção de partituras Chiquinha Gonzaga para Todos

Autores: Maria Teresa Madeira, pianista e professora doutora de piano na UNIRIO e Wandrei Braga, pianista e designer. Lançamemto em 2020.

Reveladas ao mesmo tempo pela biógrafa Edinha Diniz, em 1984, a vida e a obra de Chiquinha Gonzaga ganharam rumos diferentes, sua vida pessoal acabou ganhando mais destaque.

Até 2011, com a recuperação e nova edição de mais de 260 partituras da compositora pelo Acervo Digital Chiquinha Gonzaga, finalmente sua obra ganha visibilidade e acesso irrestrito.  

A Coleção de partituras Chiquinha Gonzaga para Todos: piano iniciante ao avançado, faz uma abordagem didático-pedagógica na obra da compositora, proporcionando aos músicos imediata identificação a partir do estágio de aprendizagem/conhecimento em que se encontra. 

Ao perceberem que a obra de Chiquinha não contemplaria estudantes iniciantes, foram criados 15 arranjos simplificados, pela pianista Maria Teresa Madeira, para compor o primeiro livro da coleção. Entre eles estão as músicas de maior sucesso de Chiquinha como: Ó abre alas, Lua branca, Atraente, Gaúcho etc. Além disso, Maria Teresa gravou todas as músicas do livro 1, podendo ser acessadas por QR-CODE na página de cada arranjo.

O segundo e o terceiro livro são dedicados aos músicos com nível de conhecimento musical intermediário com 50 composições originais de Chiquinha Gonzaga, e o quarto livro para o nível avançado, 28 composições originais e 2 arranjos criados por Maria Teresa Madeira, Lua Branca e uma fantasia sobre Ó abre alas, com acesso as gravações por QR-CODE.
A coleção reúne 145 partituras para piano solo com aplicação de CIFRA. O repertório foi organizado progressivamente usando critérios de dificuldades e foi dividido em quatro livros. 

Livro 1 (piano iniciante) 15 arranjos facilitados exclusivos feitos por Maria Teresa Madeira, e acesso as suas gravações via QR-CODE  
Livro 2 (piano intermediário 1) 50 músicas originais. 
Livro 3 (piano intermediário 2) 50 músicas originais.
Livro 4 (piano avançado) 28 músicas originais e 2 arranjos exclusivos, e acesso as suas gravações via QR-CODE, por Maria Teresa Madeira

A edição, que tem encadernamento espiral e capa dura, traz nas partituras sugestões de dedilhados, andamentos, articulações, contornos fraseológicos, respirações, assim como insere ou exclui alguns compassos e textos.

A obra original de Chiquinha Gonzaga pode ser acessada na página do Instituto Moreira Salles e Acervo Digital Chiquinha Gonzaga. A coleção tem a colaboração da pianista Luanda Piassa, sobre as cifras e gravações em vídeo e da pianista Priscila Matos.

Vídeo de lançamento da Coleção em 2020

Playlist com gravações da Coleção

Conheça a coleçã

Live de lançamento com a presença da biógrafa Edinha Diniz, as pianistas Maria Teresa Madeira e Luanda Piassa, além do criador do site ChiquinhaGonzaga.com e também pianista, Wandrei Braga;

6 opiniões sobre “Coleção de partituras Chiquinha Gonzaga para Todos

Deixe um comentário