INFORMAÇÕES INCORRETAS SOBRE CHIQUINHA GONZAGA

Chiquinha Gonzaga é uma personalidade verdadeiramente notável, e sua vida é repleta de surpresas! Até os dias de hoje, continuam surgindo detalhes fascinantes sobre sua vida, especialmente graças à digitalização de acervos, como a Biblioteca Digital Brasileira, e à realização de novas pesquisas. Vamos agora esclarecer algumas informações que corrigem algumas imprecisões previamente divulgadas.

1. Chiquinha Gonzaga foi a primeira “maestrina” do Brasil?

Não! No dia 4 de setembro de 1876, encontramos um registro no periódico Gazeta de Notícias que menciona Luiza Leonardo à frente de uma orquestra clássica como maestrina. Entretanto, é altamente provável que Chiquinha Gonzaga tenha sido a primeira mulher a reger uma orquestra popular no Brasil.

2. Ó abre alas

A composição Ó Abre Alas, cuja letra inclui os versos “Peço licença pra poder desabafar / A jardineira abandonou o meu jardim”, não é da autoria de Chiquinha Gonzaga, mas sim de Piedade e Jorge Faraj, e foi gravada em 1939. Sabia mais

3. Chiquinha Gonzaga era branca?

Não! Chiquinha é afrodescendente e a cor de sua pele não era branca, como podemos notar em suas fotografias e também relatado na imprensa em 1939 como “rosto moreno”.

4. Chiquinha Gonzaga compôs mais de duas mil músicas?

Não! Chiquinha compôs em torno de 300 músicas, principalmente para piano solo e canto e piano. Saiba mais

5. Chiquinha Gonzaga ficou com seu filho João Gualberto?

Não! Ao abandonar o casamento com Jacinto, Chiquinha não leva consigo nenhum dos filhos. No processo de divórcio foi acusada de abandono de lar.

6. Chiquinha Gonzaga cantou ou tocou o Corta-jaca no Palácio do Catete?

Não! O tango Gaúcho, conhecido como “Corta-jaca”, foi tocado ao violão no Palácio do Catete pela primeira dama D. Nair de Teffé. Saiba mais.

7. Foto de Chiquinha Gonzaga criança?

Não! A imagem que foi divulgada, equivocadamente, pela coluna do Ancelmo Gois, é da cantora Eliseth Cardoso. Saiba mais

8. Maestra ou Maestrina?

Pesquisa sobre a utilização da palavra “Maestrina” pode revelar preconceito sobre as mulheres regentes. Em breve publicaremos sobre o assunto. Sugerimos utilizar maestra ou regente.

9. Chiquinha Gonzaga era cantora?

Não! Chiquinha Gonzaga (1847-1935) foi pianista, compositora e regente, mas, a irmã de Luiz Gonzaga, também Chiquinha Gonzaga (1927-2011) foi compositora, cantora e acordeonista.

Deixe um comentário