Trazido da Europa pela compositora em 1909, o piano alemão RONISCH (fabricado em 1902) pertenceu a Chiquinha Gonzaga até 1935, ano de sua morte. O piano aparece na última foto de Chiquinha, tirada em 1932 na ocasião de seu aniversário.

Piano de Chiquinha Gonzaga restaurado em 2014 - Foto Marcelo Fraga Lima Motta

Piano de Chiquinha Gonzaga restaurado em 2014, exposto no Foyer do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foto: Marcelo Fraga Lima Motta

Em 1960, foi doado para  o Museu dos Teatros (RJ) por Joãozinho Gonzaga, último companheiro de Chiquinha, e lá permaneceu até 2014.
Em estado grave o piano estava sendo corroído por cupins revelou a matéria do Jornal do SBT em 2003 – clique aqui para saber mais

Nos últimos meses de 2014, coordenado por Fátima Cristina Gonçalves (Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro), foi aprovado o projeto que recuperaria o piano de Chiquinha Gonzaga.  Após 3 meses de trabalho, o instrumento foi cuidadosamente restaurado por especialistas e pode ser admirado no foyer do Theatro Municipal do Rio de Janeiro a partir de dezembro deste ano.

Restauradores: Marcelo Fraga Lima Motta (r.t.) e Yedda de Oliveira Bello

Pesquisa: Marcelo Fraga Lima Motta (r.t.)
Fonte Chiquinha Gonzaga: Edinha Diniz