Restaurado o piano que pertenceu a Chiquinha Gonzaga

Trazido da Europa pela compositora em 1909, o piano alemão RONISCH (fabricado em 1902) pertenceu a Chiquinha Gonzaga até 1935, ano de sua morte. O piano aparece na última foto de Chiquinha, tirada em 1932 na ocasião de seu aniversário.

1932 – Chiquinha Gonzaga, 85 anos. Fonte: Chiquinha Gonzaga, uma história de vida, por Edinha Diniz, Editora Zahar, 2009.

Em 1960, foi doado para  o Museu dos Teatros (RJ) por Joãozinho Gonzaga, último companheiro de Chiquinha, e lá permaneceu até 2014.
Em estado grave o piano estava sendo corroído por cupins revelou a matéria do Jornal do SBT em 2003 .

Piano de Chiquinha Gonzaga - Foto: 2006, Wandrei Braga
Piano de Chiquinha Gonzaga – Foto: 2006, Wandrei Braga

Nos últimos meses de 2014, coordenado por Fátima Cristina Gonçalves (Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro), foi aprovado o projeto que recuperaria o piano de Chiquinha Gonzaga.  Após 3 meses de trabalho, o instrumento foi cuidadosamente restaurado por especialistas e pode ser admirado no foyer do Theatro Municipal do Rio de Janeiro a partir de dezembro deste ano.

Piano de Chiquinha Gonzaga restaurado em 2014 – Foto Marcelo Fraga Lima Motta

Restauradores: Marcelo Fraga Lima Motta (r.t.) e Yedda de Oliveira Bello

Pesquisa: Marcelo Fraga Lima Motta (r.t.)
Fonte Chiquinha Gonzaga: Edinha Diniz

Edinha Diniz fala para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro

4 opiniões sobre “Restaurado o piano que pertenceu a Chiquinha Gonzaga

  • agosto 11, 2016 em 22:57
    Permalink

    moro numa cidadezinha de Moreira cesar, tenho 54 anos estou tentando aprende a tocar piano sozinho não é fácil também não impossível , fico imaginando Chiquinha dava aulas particulares eu gostariaque voltasse o tempo só pra ter aula com ela, hoje fiquei sabendo que a rua do ouvidor mais tarde também recebeu o nome de Moreira cesar coincidência com minha cidade, emeis anteriores, pedi ajuda pra umsa colega sua que toca piano ela não respondeu, fiquei aborrecido, mas deixa pra lá, agora vamos imaginar Chiquinha na rua do ouvidor com seus colegas nazarethi e outros tomando chá na confeitaria falando sobre musica e novas parytituras deveria ser muito emocionante né obrigado wanderley abraços tem alguma noticia de algum parentesco dela por favor me mantem atualizado si Deus quiser um dia vou realizar meu sonho de ir ao seu túmulo fazer um agradecimento em seu memorial.

  • novembro 10, 2015 em 08:05
    Permalink

    fiquei muito contente com a restauração do piano,e mais ainda com as pessoas deste museu que carinhosamente as dedicaram eu sou um amante de Chiquinha Gonzaga.Deus os abençõe

Deixe um comentário