A Associação dos Produtores Independente de Discos e Fitas do Estado do Rio de Janeiro — APID/RJ, criou o TROFEU CHIQUINHA GONZAGA, com a finalidade de, promover e estimular a produção de discos independentes, visando também premiar o esforço de todos aqueles que conseguiram realizar o seu trabalho, e ainda mais com destaque.
Chiquinha Gonzaga, pioneira, independente, editou suas partituras e as oferecia, vendendo-as de porta em porta para poder sobreviver, segundo o pesquisador Paulo Tapajós. Para selecionar os ganhadores do “Troféu Chiquinha Gonzaga”, escolhemos críticos, jornalistas, de vários Estados, a saber: Ana Maria Bahiana, José Domingos Raffaelli, Aramis Millarch, Mauricio Krubusly, Ricardo Cravo Albim, Simom Khoury, Tarik de Souza e Roberto Moura, apontaram cada um deles, os dez (10) melhores lançamentos de sua preferência.
O resultado mostrou um nível excelente de produção no ano de 1983: “Conversa de Cordas, Couros, Palhetas e Metais” de Francisco Mário, “Mistura e Manda” de Paulo Moura, “Tardes Cariocas” de Joyce, “Alquimia” do Grupo Alquimia, “Cadáver pega fogo durante o velório” de Fernando Pellon, “Planalto dos Cristais” de Helvius Vilela, “Viagem através de um sonho” de Nivaldo Or-nelas, “Tambá” de Pascoal Meirelles, “Violão Brasil” de Turíbio Santos e “Planeta Azul” de Mario Adnet. Visando mostrar estes trabalhos, a APID-RJ promove um show de entrega dos troféus na Sala Funarte —Sidney Miller, Rio de Janeiro e produz este disco, com uma faixa de cada LP ganhador, uma mostra dos trabalhos independentes em 1983.
Repertório: A1 GUERRA DE CANUDOS Francisco Mário A2— MISTURA E MANDA Paulo Moura A3 — DUAS OU TRES COISAS Joyce A4 — DIMINUTO Helvius Vilela A5 — SUITE 1982 Pascoal Meirelles B1 NOVA SUISSA, SÁBADO A TARDE Nivaldo Orneias – TEMPO DE CRIANÇA Turíbio Santos B3 — PORTA AFORA Fernando Pellon B4 —PIM PIM Mário Adnet B5 — ENSAIO NP 3 Grupo Alquimia
Fonte: texto contra-capa do LP.