O Escândalo político que envolveu a primeira dama do país, Dona Nair de Teffé, a compositora carioca Chiquinha Gonzaga e o senador Rui Barbosa no final do mandato do Presidente Hermes da Fonseca, ficou marcado na história como o episódio do “Corta-jaca” no Catete, em 1914. Clique aqui para saber mais.
Para comemorar o centenário deste acontecimento, músicos das mais diferentes gerações e formações gravaram o “Corta-jaca” especialmente para o site CG.com
Temos a honra de apresentar a participação especial do violonista Fabiano Borges
FABIANO BORGES é mestre em música pela Universidade de Brasília e um dos dirigentes da Associação Brasiliense de Violão (BRAVIO). Desenvolve um trabalho solista inovador com o violão de sete cordas, incorporando elementos da música de concerto na música latino-americana folclórica por meio de seus arranjos e suas próprias obras. Participa ativamente de programas de rádio e TV, bem como de eventos culturais no Brasil e no exterior, sob os auspícios do Ministério da Cultura, Ministério de Relações Exteriores e do Fundo de Apoio à Cultura do DF. Apresentou-se em 14 países, com destaque para seus trabalhos na University of California Los Angeles (UCLA), XVIII Festival Internacional de Violões do ICPNA (Lima, Peru), Embaixada Brasileira em Ierevã (Armênia), Embaixada Brasileira em Belgrado (Sérvia). Em virtude de seu trabalho cultural, Borges foi selecionado entre dez personalidades para receber uma condecoração do Instituto Cervantes de Brasília em 2010. Dentre os homenageados, destaca-se o ex-ministro da Educação Fernando Haddad. Em 2011, recebeu a Comenda Dom Pedro I outorgada pela Academia Brasileira de Arte Cultura e História. Gravou seu disco solo duplo intitulado Sete Cordas com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (primeiro lugar em sua categoria em 2010), cujo registro fonográfico foi pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira em 2012 (antigo Prêmio TIM e Prêmio Sharp). Em outubro de 2012, seu trabalho foi citado na Folha de São Paulo como sendo destaque no violão de sete cordas após Raphael Rabello. Borges tem sido requisitado para compor obras para grandes concertistas de violão com fama internacional com destaque para sua participação no disco Guitarra Latinoamericana do concertista espanhol Gabriel Estarellas. Em setembro de 2013, teve sua obra Valsa-Choro publicada na Itália pela editora UT Orpheus, cujo projeto intitulado Antologia Extraeuropea pertence à série Ciao Chitarra. Em outubro de 2013, Borges participou do prestigiado festival internacional de violões Guitarras del Mundo, que ocorre anualmente na Argentina. Na ocasião do festival argentino, Borges fez o lançamento do seu DVD intitulado Concierto Latinoamericano, cujo trabalho foi prensado pela empresa argentina Edén em 2013. Clique aqui para saber mais.
Sempre que ouço-o, vem-me o pensamento: ” como alguém de tão pouca idade “biológica, rsrs”, pode ser tão instruído, culto, habilidoso e dedicado musicalmente?” Gratidão por ter te conhecido. Vida longa e próspera é o que te desejo. Beijo.
Muito obrigado, Regina!
Abraços musicais,
Fabiano Borges
Muito obrigado, Regina!
Abraços musicais,
Fabiano Borges