Autora: MICHELE CHAGAS RODRIGUES
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – ESCOLA DE DESIGN – CURSO SUPERIOR EM MODA
Este presente trabalho tem a finalidade de mostrar a trajetória de vida de Chiquinha Gonzaga, suas contribuições na história da MPB e sua presença como primeira mulher na boemia carioca. Em meados do século XIX, Chiquinha Gonzaga era uma mulher que sofria as restrições de uma sociedade patriarcal, que não se preocupava com os anseios e direitos da mulher. Apesar de todos os percalços por que passou em sua história de vida, Chiquinha se transformou de menina obediente em esposa rebelde, passando por mulher de má índole até chegar a ser um grande nome de nossa música popular. É considerada por muitos uma grande contribuinte para o surgimento da MPB, e foi sem dúvida uma grande contribuinte para a liberdade da mulher. Palavras – chaves: Chiquinha Gonzaga, MPB, música.
Sou defendente da Chiquinha Gonzaga, tenho uma árvore genealógica e acabei chegando nela!
Olá Vinícius, que legal, gostaria de saber mais sobre essa árvore. Entre em contato pelo e-mail site@chiquinhaGonzaga.com Abraços
Minha Familia é descendente dela. Mais infelizmente minha avó já faleceu ela que sabia que a família era descedente dela. Tem um ator que também era descendente dela. Ele trabalhava na Globo. Mais já faleceu. Eu vou ver se me lembro do nome dele , porque ele tinha uma parente viva.Minha Familia tem uma mala de fotos antigas. Vou procurar para você.O meu sobrenome é de um portugues que fugiu com com Dom João para o Brasil.Ele lutou em varias guerras é ganhou o titulo de Barão de Caçapava. Ele derotou Garibaldi no Rio Grande do Sul.Minha filha estuda na Veiga só que é turismo.Se vc o Barão seria mais facil. Vou procurar a mala para vc.Zaira Andréa.
Olá Zaira, temos muito interesse em sua história, vamos conversar por e-mail? site@chiquinhagonzaga.com Abraços