Ana Carolina Couto e Nilton Moreira fazem o “Corta-jaca” em homenagem aos 100 anos da alforria da música popular brasileira

O Escândalo político que envolveu a primeira dama do país, Dona Nair de Teffé, a compositora carioca Chiquinha Gonzaga e o senador Rui Barbosa no final do mandato do Presidente Hermes da Fonseca, ficou marcado na história como o episódio do “Corta-jaca” no Catete,  em 1914. Clique aqui para saber mais. 
Para comemorar o centenário deste acontecimento, músicos das mais diferentes gerações e formações gravaram o “Corta-jaca” especialmente para o site CG.com

Temos a honra de apresentar a participação especial da pianista Ana Carolina Couto e do flautista Nilton Moreira.

Ana Carolina Couto, pianista
Ana Carolina Couto, pianista

Ana Carolina Nunes do Couto (piano) é Mestre em Música (2008), Especialista em Educação Musical (2004) pela UFMG (MG) e Licenciada em Música (2002) pela UEL (PR). Estudou piano no Conservatório Municipal de Música “Cacilda Becker” (Pirassununga – SP), onde conclui o Curso Técnico em Música (1997). Atuou como professora e pesquisadora na UEMG (MG) de 2005 a 2009, e em diversas escolas de música em Belo Horizonte (MG) e Londrina (PR). Foi pianista do Coral da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais de 2002 a 2007. Tem artigos e trabalhos publicados em Anais de congressos e em revistas especializadas. Atualmente é professora assistente no Departamento de Música da UFPE, onde ministra as aulas de Teclado Básico, disciplina que busca capacitar o futuro professor de Música a desenvolver suas habilidades técnicas nesse instrumento, visando sua utilização pedagógica de forma expressiva e criativa em sala de aula. Também idealizou e coordena o Curso de Especialização em Pedagogia do Instrumento. Desenvolve trabalhos nos campos da música popular, educação musical e epistemologia da música. É doutoranda em Sociologia pela UFPE.

Nilton Moreira, flautista
Nilton Moreira, flautista

Nilton Moreira (flauta transversal). Doutor em Música pela UNIRIO, Mestre e Bacharel em Flauta Transversa pela UFMG. Atuou como professor na UFPE e na da Universidade Vale do Rio Verde. Na área da MPB, integra o Sexteto Patápio Silva, com o qual tem um CD gravado. Atuou como músico convidado das orquestras Filarmônica do Espírito Santo e Sinfônica Nacional. Participou de vários concursos, com as seguintes premiações: Vencedor do Jovem Solistas da UFMG (2003), vencedor do Jovem Músico BDMG (2003), finalista dos concursos Weril para sopros (2004), finalista também do concurso Henrique Niremberg de música de câmara (2004), vencedor do Jovem Instrumentista BDMG (2005) e vencedor do concurso “Orquestra para Todos” da Orquestra Sinfônica Brasileira (2005). Atualmente é Professor Adjunto de Flauta da UFJF.

Deixe um comentário