O periódico O Globo, Rio de Janeiro, 22 de junho de 1877, anunciou os ensaios da peça teatral Viagem ao Parnaso, escrita por Arthur Azevedo com música de uma talentosa e distinta patrícia nossa, a Exma. Sra. D. Francisca Gonzaga (Chiquinha Gonzaga), cujos trabalhos musicais são muito apreciados.
O periódico O Figaro No. 15, Rio de Janeiro, 1876, anunciou “brevemente teremos ensejo de falar na espirituosa – Viagem ao Parnaso” de Arthur Azevedo.
O periódico O GLOBO, de 8 de julho de 1877 anuncia a peça “Viagem ao Parnaso” com música da talentosa D. Francisca Gonzaga (Chiquinha Gonzaga).
Nota: Embora a imprensa tenha anunciado que a peça de Arthur Azevedo “Viagem ao Parnaso” teria a música de Chiquinha ela só foi a cena em 1891 em mencionar a compositora, apenas que a música era de vários autores. Estaria Chiquinha entre eles? Em um anúncio onde os autores das músicas são citados não consta Chiquinha. Chiquinha estreia oficialmente como compositora de peças teatrais em “A corte na roça” em 1885.
Fonte: site Hemeroteca Digital / Biblioteca Nacional Digital