O periódico O Globo, Rio de Janeiro, 22 de junho de 1877, anunciou os ensaios da peça teatral Viagem ao Parnaso, escrita por Arthur Azevedo com música de uma talentosa e distinta patrícia nossa, a Exma. Sra. D. Francisca Gonzaga (Chiquinha Gonzaga), cujos trabalhos musicais são muito apreciados.
O periódico O Figaro No. 15, Rio de Janeiro, 1876, anunciou “brevemente teremos ensejo de falar na espirituosa – Viagem ao Parnaso” de Arthur Azevedo.
O periódico O GLOBO, de 8 de julho de 1877 anuncia a peça “Viagem ao Parnaso” com música da talentosa D. Francisca Gonzaga (Chiquinha Gonzaga).
Nota: Embora a imprensa tenha anunciado que a peça de Arthur Azevedo “Viagem ao Parnaso” teria a música de Chiquinha ela só foi a cena em 1891 sem mencionar a compositora, apenas que a música era de vários autores. Estaria Chiquinha entre eles? Em um anúncio onde os autores das músicas são citados não consta o nome de Chiquinha. Chiquinha estreia oficialmente como compositora de peças teatrais em “A corte na roça” em 1885.
Fonte: site Hemeroteca Digital / Biblioteca Nacional Digital