[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]

Vencedora!

O concurso internacional de preservação de acervos digitais que recebeu propostas de dez países, pré-selecionou sete, e o projeto de Chiquinha Gonzaga foi finalista. Por meio de votação pela internet, Facebook, três projetos iriam ser contemplados com prêmios de cinco, dez e quinze mil dólares. O projeto de ampliação do Acervo Digital de Partituras de Chiquinha Gonzaga foi o segundo mais votado de acordo com o site oficial do concurso graças a sua participação.

Em nome da Coordenação do Acervo Digital Chiquinha Gonzaga agradeço a todos pelos votos, divulgação e torcida.

Serão recuperadas algumas peças teatrais musicadas por Chiquinha e suas partituras estarão acessíveis gratuitamente no site do Acervo. Nosso objetivo é a divulgação, preservação de sua memória e facilitar o acesso ao trabalho inédito de Chiquinha Gonzaga, importante pilar da nacionalização da música brasileira. Visite o site oficial da maestria ChiquinhaGonzaga.com – confira o resultado oficial em https://www.facebook.com/emccorp?sk=app_222471081145150&app_data

 

Vencedores concurso internacional

 

Comunicado Oficial

EMC premia Acervo Digital Chiquinha Gonzaga no Projeto Heritage Trust

Além do acervo brasileiro, outras duas organizações do Reino Unido receberão apoio da empresa para organizar informações culturais via digitalização HOPKINTON, Massachusetts – 1º de agosto de 2013

Destaques para a imprensa:

• Três organizações – Kresy-Siberia Virtual Museum (Reino Unido), Acervo Digital Chiquinha Gonzaga (Brasil) e Guernsey Evacuee Community Group (Reino Unido)

– receberão doações do Projeto EMC Heritage Trust que apoia projetos e iniciativas que estimulem a organização de informações culturais.

• A EMC concedeu doações do Heritage Trust a 35 projetos de preservação histórica nos seis últimos anos do programa.

• Criada em 2007, a Iniciativa de Patrimônio da Informação, o mais amplo programa da EMC, doou mais de US$ 35 milhões para preservar informações culturais em todo o mundo, por meio de digitalização.

• As inscrições para próxima edição do EMC Heritage Trust começam em setembro deste ano.

Texto completo:

A EMC Corporation (NYSE: EMC) anunciou as três organizações regionais premiadas como beneficiárias do Projeto EMC Heritage Trust de 2013. As doações darão respaldo a projetos que praticam e estimulam a preservação de informações culturais em comunidades locais do Brasil e do Reino Unido.

O Acervo Digital Chiquinha Gonzaga (http://www.chiquinhagonzaga.com/acervo/) foi o projeto brasileiro premiado.  Chiquinha Gonzaga (Francisca Edwiges Neves Gonzaga, 1847-1935) é uma das mais importantes compositoras do Brasil, criadora de cerca de 300 peças para piano solo e canções, além de ter musicado mais de 50 operetas. Em 2011, suas canções e peças para piano foram restauradas digitalmente. No entanto, suas operetas permanecem manuscritas. A doação da EMC permitirá que a equipe digitalize os manuscritos originais em um software de notação musical para criar uma revisão musicológica, de modo a ser disponibilizada gratuitamente para músicos, produtores, pesquisadores e público em geral do mundo todo.

As outras duas organizações premiadas foram o Kresy-Siberia Virtual Museum (KSVM) e o Guernsey Evacuee Community Group, ambas do Reino Unido. O KSVM foi criado em 2009 para pesquisar, recordar e reconhecer mais de 1,5 milhão de cidadãos poloneses que lutaram pela liberdade e pela sobrevivência sob ocupação inimiga e em exílio durante a Segunda Guerra Mundial. Já o Guernsey Evacuee Community Group mantém uma coleção exclusiva de documentos com datas a partir de junho de 1940. Os documentos relatam a experiência de 17.000 pessoas que precisaram fugir de Guernsey (nas Ilhas do Canal) para a Inglaterra.

Criado em 2007, o programa EMC Iniciativa de Patrimônio da Informação ajuda a promover a conservação do patrimônio da informação em todo o mundo. Como parte do programa, o Projeto EMC Heritage Trust de Informação premia projetos e indivíduos locais que praticam e encorajam a preservação de informações culturais do mundo todo por meio de digitalização, permitindo assim a pesquisa e o ensino com fácil acesso on-line. Até hoje, a EMC já premiou mais de 35 projetos e doou, por meio das iniciativas, mais de US$ 35 milhões.

Os beneficiários do Projeto EMC Heritage Trust foram selecionados com base nos seguintes critérios: público potencial beneficiado pelo acesso às informações que serão protegidas, o grau de risco das informações e o motivo da urgência em digitalizá-las; além disso, em que grau a doação da EMC será proveitosa para o êxito do projeto.

Em outubro de 2012, a EMC também fez doações a: Centro de Documentación de las Artes Escénicas, Santiago, Chile; Help Georgie Go Digital, Colúmbia Britânica, Canadá; e Caffe Lena History Project, Saratoga Springs, Nova York.

As inscrições para a próxima edição do Projeto Heritage Trust começam em setembro deste ano.

Para obter mais informações visite: https://www.facebook.com/emccorp/app_222471081145150

Palavra do Executivo

Jessica Anderson, diretora de Envolvimento com a Comunidade da EMC Corporation “Os beneficiários do Projeto Heritage Trust 2013 representam a natureza diversificada das informações culturais encontradas em todos os cantos do mundo. Graças aos esforços de digitalização dessas organizações, pessoas de todo o mundo terão acesso a fragmentos da história capazes de gerar conscientização e inovação. A EMC orgulha-se de premiar essas importantes organizações e parabeniza nossos mais recentes beneficiários.”

Sobre a EMC

A EMC Corporation é líder global na capacitação de provedores de serviços e empresas em geral no sentido de transformar suas operações e oferecer TI como serviço. A computação em nuvem é essencial para esta transformação. Com produtos e serviços inovadores, a EMC acelera a jornada rumo à computação em nuvem, ajudando os departamentos de TI a armazenar, gerenciar, proteger e analisar seu bem mais valioso — a informação — com mais rapidez, confiabilidade e economia. Mais informações sobre a EMC podem ser encontradas em brazil.EMC.com.

 

Fonte: Relações com a mídia – EMC Brasil: CDI Comunicação Corporativa
Kelly Bassi/ Sheila Leite/Diva Gonçalves
(11) 3817-7935/ (11) 3817-7953
kelly@cdicom.com.br/sheila@cdicom.com.br

Site: www.cdicom.com.br / Twitter: www.twitter.com/cdicom

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_facebook type=”standard”][/vc_column][/vc_row]