Francisca “Poema Sinfônico Baseado em Obras de Francisca Gonzaga”, é uma homenagem à renomada compositora, pianista e regente carioca Francisca Gonzaga (1847-1935), mais conhecida como Chiquinha Gonzaga.
A maestra Andréa Huguenin Botelho esclarece que a transcrição sinfônica foi motivada pelas peças mais emblemáticas de Francisca Gonzaga, tendo como base a instrumentação sinfônica característica do século XIX. A obra foi dedicada a Edinha Diniz e a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro.
Encerrando a programação da noite, Francisca teve sua primeira exibição mundial em 23 de agosto de 2023, executada pela Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, sob a batuta da própria autora, na prestigiosa Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.
Foto

Serviço
Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro
Andréa Huguenin Botelho, Regente
Duda Botelho, Solista
A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro – Orquestra residente de PUC-Rio retorna ao palco da Sala Cecília Meireles, dando sequência a sua temporada de concertos, sob a regência da maestra e compositora teuto-brasileira Andréa Botelho e tendo como solista a contrabaixista Duda Botelho. O programa inclui obras de Sergei Rachmaninoff, Lars Erik Larsson, Ludwig van Beethoven e Andréa Botelho.
Sergei Rachmaninoff
Vocalise Op. 34, N° 14
Lars Erik Larsson
Concertino para Contrabaixo e Orquestra Op. 45 N° 11
I. Ballad: Moderato
II. Lento
III. Finale: Allegro Vivace
Intervalo
Ludwig van Beethoven
Sinfonia N° 5 em Dó Menor Op. 67
I. Allegro con brio
II. Andante con moto
III. Scherzo. Allegro
IV. Allegro
Francisca Gonzaga/Andrea Botelho
Francisca “ Poema Sinfônico Baseado em Obras de Francisca Gonzaga”