Diego Guedes, Marieli Magosso e Thiago Magosso fazem o “Corta-jaca” em homenagem aos 100 anos da alforria da música popular brasileira

O Escândalo político que envolveu a primeira dama do país, Dona Nair de Teffé, a compositora carioca Chiquinha Gonzaga e o senador Rui Barbosa no final do mandato do Presidente Hermes da Fonseca, ficou marcado na história como o episódio do “Corta-jaca” no Catete,  em 1914. Clique aqui para saber mais. 
Para comemorar o centenário deste acontecimento, músicos das mais diferentes gerações e formações gravaram o “Corta-jaca” especialmente para o site CG.com

Temos a honra de apresentar a participação especial de Diego Guedes, piano, Marieli Magosso e Thiago Magosso, dançarinos.

Ao ser convidado para participar deste projeto, Diego revelou uma surpreendente história da importância de Chiquinha em sua vida.

“Com seis anos eu escrevi o seguinte recado: mamãe, to na escola pra aprender. Quando crescer quero ser pianista. Ass: Diego Guedes.
Aos nove anos, quando saímos de São Vicente SP para Três Lagoas MS, meu local favorito na nova e pequena cidade era a biblioteca. Primeiro porque gostava de ler e, segundo, porque  tinha perto uma casa onde alguém tocava piano. Então eu gostava de ler sentado no gramado ouvindo os sons daquela casa a qual eu tinha vergonha de passar na frente.

Um ano depois, numa escola nova, no primeiro dia de aula, a professora pediu para que formássemos um círculo em que cada um contasse um sonho que gostaria de realizar. Meio desanimado eu contei “meu sonho é tocar piano”. Impossível explicar minha surpresa quando um coleguinha veio falar comigo depois da aula e contou “você conhece uma escola de música perto da biblioteca e da lagoa? A professora é dona daquela escola! Fale com ela!”. No mesmo dia bati na porta da casa daquela professora e perguntei como eu poderia estudar com ela. Contou que poderia me ajudar cobrando metade da mensalidade, mas, mesmo assim,  minha família não se entusiasmou.

Na época a minissérie sobre a vida da compositora e pianista Chiquinha Gonzaga estava sendo exibida na TV e, inspirado e impressionado por aquela vida tão musical e espírito batalhador, insisti muito para que me matriculassem. Assim nasceu minha primeira heroína musical, de quem eu encontrei uma antiga foto numa revista, ampliei e emoldurei no meu quarto, aquela de quem eu tentava imitar os movimentos das mãos quando sentava a uma mesa enquanto a minissérie era apresentada.

Assim eu só tenho a agradecer, pois, após finalmente matriculado nesta escola, aos trancos e barrancos, eu não consegui mais deixar a música e o piano.
Esteja onde estiver, espero que saiba que todos os seus sacrifícios ainda estão frutificando…”

Diego Guedes, pianista
Diego Guedes, pianista

Diego Guedes – piano Formado em Piano Erudito e Fortepiano pelo Conservatório de Tatuí em parceria com a Escola Técnica Estadual de Artes, é um dos pioneiros a formar-se em fortepiano, único curso oferecido no país, dedicado à interpretação pianística em instrumentos de época. Teve como mestres Solange Garcia, Cristina Couto Elias (Três Lagoas, MS), Tereza Pavanelli Albuquerque (Ilha Solteira, SP), Pedro Persone (UFSM), Alessandro Santoro (EMESP), Dana Radu (Romênia/Brasil), Cristiane Blóes, Fúlvio Ferrari e Miriam Braga (Conservatório de Tatuí). Premiado pelo concurso estadual Mapa Cultural Paulista em 2013/2014 como solista instrumental e em 2011/2012 com o Trio Inflammati, vencedor do II Prêmio Incentivo à Música de Câmara do Conservatório de Tatuí, destaque no II° CET Juiz de Fora/MG pela interpretação do trio para piano, violino e violoncelo do compositor brasileiro Osvaldo Lacerda. Músico/compositor no corpo musical da Cia de teatro “Atores em Conserva”, premiado como Melhor Espetáculo no júri popular e Melhor Trilha Sonora, entre diversas outras categorias. Atua como pianista e fortepianista correpetidor bolsista desde 2009 na equipe de Pianistas Correpetidores do Conservatório de Tatuí. Thiago Terra de Moraes Magosso – Professor de Dança de Salão Graduado em Educação Física com licenciatura plena pela Fundação Karning Bazarian na cidade de Itapetininga em 2003. Iniciou seus estudos na dança de salão no ano de 2007, participou de diversos cursos e workshops com renomados professores, atuou como dançarino na Cia de Dança de Salão Alexandre Alves de Sorocaba no ano de 2011-2012. Atualmente realiza cursos de aperfeiçoamento em São Paulo. Consultor em capacitação de professores na área de ginástica laboral 2012/2014

Marieli Magosso e Thiago Magosso, dançarinos
Marieli Magosso e Thiago Magosso, dançarinos

Marieli Roiek Magosso – Professora de Dança Graduada em Educação Física com licenciatura plena pela Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória – UNIUV em 2006. Formada como bailarina no ano de 2002, participou de festivais e mostras de danças, entre eles Festival de Dança de Joinville (palcos abertos). Iniciou seus estudos na dança de salão no ano de 2009, participou de diversos cursos e workshops com renomados professores, atuou como dançarina na Cia de Dança de Salão Alexandre Alves de Sorocaba no ano de 2011-2012. Atualmente realiza cursos de aperfeiçoamento em São Paulo

10743131_937363009626257_722063406_o

OLHA-TE – Gravação e Filmagem (CNPJ 19361870/0001-14) Iniciada pelo fotógrafo, pianista e produtor fonográfico, Lucas da Costa Mercadante em 2010 com sua formação pela Focus Escola de Fotografia (SP), a empresa conta com participação em congressos e workshops voltados para a fotografia social. Congressos: Wedding Brasil 2010 e 2011; Estúdio Brasil 2010 (Editora Focus) e Paraty em Foco (SP, 2011). Workshops: Descondicionamento do Olhar (SP, 2010, Cláudio Feijó); Mamãe e bebê (SP, 2010, Cláudia Regina); Estático em movimento – O retrato do Futuro (SP, 2011, Galeria Experiência) e Picture Perfect Practice (BH, 2013, Roberto Valenzuela). Ainda em 2010, iniciou a exploração da fotografia cênica através do espetáculo Identidade (2010) do Balleteatro Fred Astaire, passando posteriormente por diferentes polos da dança popular brasileira, através do Instituto Brincante (São Paulo, SP), Gira de Siá (Piracicaba, SP), Filhos da Semente (Indaiatuba, SP) e do Festival de Dança de Joinville (Joinville, SC). Contemplou em 2012, através do projeto de vídeo-dança A Insustentável Estranheza do Ser, menção honrosa nas mostras competitivas do Curta ENAC (Presidente Prudente, SP) e (abrindo) do Festival Nacional Curta Dança (SESI Sorocaba, SP) em coautoria com o bailarino e ator André Kaires. Desde 2013, a equipe é responsável pelo material audiovisual da Nossa Trupe Teatral, contemplando, no primeiro semestre de 2014, um PROAC de circulação através do projeto Museu nos Bairros. Atualmente (2014), a equipe realiza experimentações com o trabalho de fotografia e filmagem (juntamente com gravação) em estúdio. Administra atualmente o blog: www.olhate.com; o canal no vimeo: www.vimeo.com/olhate e a página no facebook: www.fb.com/equipeolhate.

2 opiniões sobre “Diego Guedes, Marieli Magosso e Thiago Magosso fazem o “Corta-jaca” em homenagem aos 100 anos da alforria da música popular brasileira

  • maio 4, 2015 em 13:46
    Permalink

    Diego Guedes meu amigo quanto orgulho de você, seu talento é incomparável, parabéns linda apresentação de vocês.

Deixe um comentário