Chiquinha Gonzaga faz grande concerto em Vassouras/RJ em 1879

O periódico O Mequetrefe, RJ, 14 de junho de 1879, anuncia:

“A maestra F. Gonzaga, deu um grande concerto no mês passado, na cidade de Vassouras, para o qual concorreram cerca de vinte mil pessoas!

O concerto esteve esplêndido e a concertista foi auxiliada pelo eminente artista Alexandre (Trovador africano), que cantou com muita cor local alguns trechos de uma grande opera daquela maestra – K T Espero, que conseguiu por momentos trazer em delyrio o numeroso auditório aos sons meliodiosos do seu violino.

O celebre maestro Ribeiro, conhecido e adorado do público fluminense, executou os melhores trechos de sua imortal opera Brusundanga, que foi imensamente aplaudida.

No fim da festa o poeta Castrinho ofertou a beneficiada uma magnifica coroa de louro e myrtho.

A população de Vassouras ainda hoje se recorda com saudades daquela noite consagrada a arte”. Conte Oscar

Fonte: Hemeroteca Digital / Biblioteca Nacional Digital

Deixe um comentário