Centenário de Chiquinha Gonzaga, exposição na SBAT, em 1947

O periódico A NOITE, de 11 de outubro de 1947, anuncia uma exposição em homenagem ao centenário de nascimento de Chiquinha Gonzaga:

O Centenário de Chiquinha Gonzaga

Festejando a passagem do primeiro centenário do nascimento da gloriosa compositora carioca Chiquinha Gonzaga, gloriosa a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais fará inaugurar no próximo dia 11, em sua sede, a avenida almirante barroso, 97-3°, uma interessante Exposição sobre a autora de “ó abre alas” e de “O Forrobodó”, apresentando curiosidades das mais interessantes além das partituras originais, exemplares raríssimos de músicas populares, fotografias da época e uma série de outras raridades. No dia 17, data do nascimento da grande maestrina, a Exposição será aberta com uma conferência do Dr. Geysa Boscoli, ilustrada com a apresentação das mais curiosas peças daquela compositora. Nesse mesmo dia, parentes, amigos e admiradores da primeira maestrina brasileira, aderindo ao movimento da Associação Carioca, se reunirão, às 9 horas da manhã, no Passeio Público, junto à herma de Chiquinha Gonzaga, localizada em frente a sede do Automóvel Club, partindo em visita ao túmulo da gloriosa maestrina.

A Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, no intuito de melhor abrilhantar a Exposição sobre Chiquinha Gonzaga, pede a todos os seus associados e amigos da inesquecível compositora que cedam, por empréstimo, quaisquer fotografias, manuscritos ou lembranças que se relacionem com Chiquinha Gonzaga.

Fonte: Biblioteca Nacional Brasileira / Hemeroteca Digital

Deixe um comentário