Chiquinha Gonzaga, 16 anos. Fonte: Chiquinha Gonzaga, Edinha Diniz 2001

Chiquinha Gonzaga, 16 anos. Fonte: arquivo Edinha Diniz

Jacinto Ribeiro do Amaral, rapaz de família bem sucedida, primeiro e único matrimônio de Chiquinha Gonzaga, passando a assinar Francisca Edwiges Neves Gonzaga do Amaral (foto ao lado), com o qual teve 3 filhos:

1864, nasce João Gualberto, a 12 de julho.
1865, nasce Maria, a 12 de novembro.
1870, nasce Hilário, a 13 de janeiro.

Foi padrinho de casamento Marquês de Caxias, importante personalidade militar do século XIX. O casamento dura cerca de 10 anos, e ao ser questionada por Jacinto, Chiquinha não teve dúvida e respondeu: “Não entendo a vida sem harmonia”.

Em 1875, Chiquinha sofre processo de divórcio perpétuo movido pelo marido no Tribunal Eclesiástico, revelou a biografia revisada e atualizada sobre compositora.

 

 

 

E eis que o casamento se faz. Não sabemos precisamente a quem coube a escolha do marido mas, dado o prematuro e desastrado desfecho, parece que não resta dúvida que foi tarefa da qual a noiva não podia se responsabilizar. Ela com 16 anos de idade, morena, de baixa estatura, olhos e cabelos escuros – sendo estes levemente ondulados -, tinha um tipo faceiro, para usar um adjetivo da época. Ele, 24 anos de idade, de estatura alta, compleição atlética, olhos azuis e cabelos alourados; como se dizia naquele tempo, um homem garboso. (Edinha Diniz, Chiquinha Gonzaga: uma história de vida)

Imagens

Registro de casamento de Chiquinha Gonzaga e Jacinto Ribeiro do Amaral

Registro de casamento de Chiquinha Gonzaga e Jacinto Ribeiro do Amaral

 

Diário do Rio de Janeiro. 08/11/1863 - Anuncio sobre o casamento de Chiquinha Gonzaga e Jacinto Ribeiro do Amaral

Diário do Rio de Janeiro. 08/11/1863 – Anuncio sobre o casamento de Chiquinha Gonzaga e Jacinto Ribeiro do Amaral

Obs: imagens fornecidas por Fernando dos Reis, a quem agradecemos.