Neste ano, nos meses de setembro e outubro, a obra de Francisca Gonzaga Atraente será apresentada pela primeira vez por duas orquestras alemãs, em Berlim e em Munique. O arranjo orquestral ficou a cargo da maestra teuto-brasileira Andréa Huguenin Botelho, e será apresentado sobre a regência de Mary Ellen Kitchens.
A apresentação em Berlim, no dia 25 de setembro, será pela FOP – Frauenorchesterprojekt, a orquestra Sinfônica de Mulheres da Alemanha. Esta orquestra, fundada em 2007, trabalha somente na divulgação de obras de compositoras, interpretada por musicistas de toda a Alemanha. Duas vezes por ano elas se encontram na capital alemã para apresentar seu trabalho.

Frauenorchester – FOP
Nesse ano, uma das compositoras escolhidas para ser homenageada foi a brasileira Francisca Gonzaga. Segundo a maestra e musicóloga Mary Ellen Kitchens, “o projeto de orquestra feminina tem se concentrado, até agora, em mulheres compositoras europeias. Já era hora de tocarmos mais compositoras de outras regiões aqui na Alemanha! Francisca Gonzaga tem uma biografia fascinante. Estou muito feliz de ensaiar e executar um trabalho dela com a FOP, bem como com a Rainbow Sound Orchestra Munich“. Em Munique, o concerto será apresentado no dia 23 de outubro.
A maestra Andréa Huguenin Botelho, que também já colaborou como assistente de regência para a FOP, foi convidada para realizar a orquestração. Segundo ela, “o convite muito me honrou, poder oferecer uma versão sinfônica da composição Atraente em terras germânicas.” Há mais de quinze anos, a maestra trabalha na temática mulheres na música, e, sendo assim, a tarefa não poderia ter sido mais compensadora.

Maestra Mary Ellen Kitchens

Maestra Andréa Huguenin Botelho