Documento de Falecimento
Nome: João Baptista Gonzaga
Data: 14 de junho de 1961
Referência: último companheiro de Chiquinha Gonzaga (seu nome de batismo é João Baptista Fernandes Lage, mas para não expor o relacionamento amoroso com Chiquinha, ele mudou o nome para João Baptista Gonzaga se passando como filho dela).
Texto do documento: “28350 – Aos quinze dias do mês de Junho de mil novecentos e sessenta e um, neste Cartório da Décima Segunda Circunscrição do Registro Civil, da Freguesia de Jacarepaguá do Distrito Federal, compareceu Francisco de Souza Cardoso, natural de Portugal, de nacionalidade portuguesa, com cinquenta e oito anos de idade, do comércio, casado, residente à Rua Assis Carneiro, setenta e um, Piedade, e exibindo um atestado de óbito, firmado pelo Doutor Manvel de Matos, declarou que na Rua Lívio Barreto, quarenta e um, às vinte e três horas de ontem, faleceu vítima de insuficiência cardíaca JOÃO BAPTISTA GONZAGA, de nacionalidade brasileira, natural desta Cidade, do sexo masculino, de cor branca, com setenta e sete anos de idade, ator teatral, residente onde faleceu, filho de Jacintho Ribeiro do Amaral, e de Francisca Edwiges Neves Gonzaga [do Amaral] e no estado civil de casado com Amélia de Amorim Gonzaga, não deixa filhos. Em tempo, onde diz Distrito Federal é Estado da Guanabara. Não deixa bens e testamento. Vai ser sepultado no Cemitério de São Francisco de Paula, Catumbi. E para constar, lavro este termo, que lido e achado conforme, assina o declarante. Eu, Jayme Machado, escrevente juramentado o escrevi. E eu, o oficial o subscrevo […].
Nota: “Além de relatos pessoais de alguns familiares e de contemporâneos, a verdadeira identidade de João Baptista (1883-1961) ficou registrada em inúmeros documentos deixados no arquivo ou levantados em outras fontes. Em 1937, ele obteve um registro de nascimento como João Batista Gonzaga, filho de Francisca Edwiges Neves Gonzaga e Jacinto Ribeiro do Amaral. Entre a documentação que reunimos consta a foto da sua verdadeira mãe, portuguesa, doada à autora, por sua viúva.). Músico, amador embora, é presenteado com uma valsa da compositora onde recebe o tratamento de colega”.*
João Baptista Gonzaga, aos 42 anos *
Fontes: FamilySeach (Pesquisa e transcrição Douglas Passoni de Oliveira).
Colégio Brasileiro de Genealogia in: Introdução à Genealogia de Chiquinha Gonzaga, capítulo VIII do livro A memória social de Chiquinha Gonzaga, por Cleusa de Souza Millan, Rio de Janeiro, edição do autor, 2000.
* Chiquinha Gonzaga: uma história de vida, por Edinha Diniz, Editora Zahar, 2009
Incrível história de amor e de arte, vivida por João Batista ao lado de Chiquinha Gonzaga!
So naquela epoca um garoto de 16 anos, Com uma mulher de 52, se fosse hoje era pedofilismo, o rapaz era uma crianca