CHORO |
Publicado pela primeira vez, Acervo Digital Chiquinha Gonzaga, 2011.
Título existente até então apenas na discografia de Chiquinha Gonzaga, em gravação de Talitha Peres (piano), acompanhada por Henrique Cazes (cavaquinho), Marcelo Gonçalves (violão) e Beto Cazes (pandeiro), em 1999. Estudado pela pianista em sua dissertação de mestrado intitulada “Os tangos para piano de Chiquinha Gonzaga: uma análise crítica”, apresentada ao Conservatório Brasileiro de Música, em 1995, através de manuscrito autógrafo encontrado no acervo da compositora, esse “choro” é, na realidade, um tango, ou um tango-choro. Segundo anotação de Talitha Peres, a composição, como polca, fez parte da opereta Colégio de senhoritas, musicada pela maestrina e representada no Teatro São José em maio de 1912. O manuscrito original dessa música é um exemplo curioso da luta da compositora com os gêneros em transformação; uma polca com abertura de jongo, mais tarde designada como tango e, por fim, como choro.