O CEAM é um centro especializado de atendimento a mulher, é um equipamento público da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PCRJ/SMASDH/SubPM, que faz parte da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres. O serviço oferece gratuitamente atendimento social, psicológico e orientação jurídica para mulheres em situação de violência doméstica.

Ligue (21) 2517-2726

[email protected]

Acesse o Facebook do CEAM Chiquinha Gonzaga

Historicamente a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro desde 1997 oferece
atendimento especializado à mulher situação de violência. O CEAM Chiquinha Gonzaga é uma unidade pública municipal de fundamental importância para a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no Município do Rio de Janeiro .

O CEAM está localizado no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, que se destaca por congregar arte e educação. É importante ressaltar que em 2001, o Centro de Artes dentre suas múltiplas atividades e atribuições agregou o então “Projeto Rio Mulher”, hoje CEAM Chiquinha Gonzaga e a Casa Abrigo Maria Haydée Pizarro Rojas, hoje Casa Viva Mulher Cora Coralina, transformando o Centro de Artes num equipamento uno, onde congrega a arte, a cidadania e a educação por uma sociedade melhor.

Vale destacar que desde 2001, o CEAM pertenceu a diversas estruturas setoriais como Gabinete do Prefeito; Secretaria Municipal de Educação e Cultura; e Casa Civil até 2017, quando a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM-Rio) é extinta e sua estrutura passa para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos – SMASDH. Sendo assim, a SPM é transformada em uma Subsecretaria de Políticas para a Mulher – SUBPM, que assume as ações de: assistência, formação, articulação e manutenção da Rede de Atendimento à Mulher em situação de Violência Doméstica.

Fonte: CEAM